Oque acontece se tocar baixo num amplificador de guitarra?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# mar/15 · Editado por: Ismah
· votar


Hitman

Um baixo 4 cordas é afinado uma oitava abaixo, um 5 cordas, uma oitava abaixo de uma guitarra de 7 cordas e uma décima segunda abaixo de uma 6 cordas.

Realmente, há uma diferença significativa entre os dois. Mas muitas vezes sim se usa amps para baixo. Eu tenho uma 6c e já uso um amp de baixo pelo head room (quase) infinito. Tem suas vantagens. Estou até considerando falantes de 15 polegadas.

Veja bem, o problema está nos speakers, não no amp. Lemmy usa amps de guitarra em caixas para baixo (4x15 + 4x12).

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


Ismah
mas veja bem que eu disse guitarra de 8 cordas, que esta cada vez mais comum com o grave afinado em F#, apenas um tom acima de um contra baixo comum. E ainda assim usam equipamento de guitarra normal...?

makumbator
Moderador
# mar/15 · Editado por: makumbator
· votar


Hitman

Na verdade eu já vi alguns guitarristas usando amplificador de baixo em guitarras tanto de 7 e 8 cordas quanto as normais de 6 (mas que são afinadas bem mais baixo que o tradicional). Eu mesmo uso ás vezes em uma guitarra de 6 cordas com afinação normal e também em uma de 6 cordas afinada uma terça maior abaixo. Como meus principais instrumentos são o contrabaixo elétrico e o acústico, eu tenho amps de baixo mais potentes e maiores que os de guitarra que possuo.

Buja
Veterano
# mar/15
· votar


Eu já toquei tanto guitarra em amp de baixo como baixo em amp de guitarra.

Tocar baixo em amp de guitarra não fica bom. O baixo fica magro, ruidoso e mucho.

Tocar guitarra em amp de baixo, não senti diferença gritante. Na verdade nao vi diferença quase nenhuma, só que com o eq do amp de baixo aberto a guitarra estala bastante, mas acho que é a mesma coisa que num amp de guitarra.

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


makumbator
Buja
Tambem ja troquei amplificadores de ambos instrumentos. O ultimo foi um baixo de quatro cordas num ampzinho valvulado de 1w, eu achei que ia ficar uma bosta porem ficou MUITO legal. Timbre bem equilibrado, gordo com clareza. Os falantes eram 4x12 de guitarra.

Deixei num volumme baixo por causa de misterios, mitos e teorias, etc mas me veio a mente que nao conheco um unico guitarrista de afinacao baixa que usa amp de baixo. (um exemplo nao vai acabar com o misterio se estraga ou nao.)
E ate me lembro de ter visto uma baixista (nao lembro nomes pois faz tempo) que gravou algumas coisas com um dual recto...

Quadrado
Veterano
# mar/15
· votar


Acho que não estraga nada, agora se vai ficar bonito é outra história.

Ramsay
Veterano
# mar/15 · Editado por: Ramsay
· votar


Hitman

Dependendo da potência, pode detonar o(s) alto falante(s) do amplificador de guitarra, após algum tempo de uso e aí vc pergunta, porque??

Porque os alto falantes empregados num amplificador de guitarra, normalmente, tem pouca incursão, ou seja, o(s) cone(s) do(s) alto falantes(s) se movem muito menos que os alto falante(s) de um amplificador de baixo que se movem a todo instante e por isso o(s) alto falante(s) de um amplificador de baixo tem uma suspensão diferente e mais maleável que a dos alto falantes de amps de guitarra e que é feita pra aguentar esse tranco.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Hitman
eu disse guitarra de 8 cordas

Sim e não. Como disse o makumbator, tem dos dois. Mas geralmente amps de guitarra, eu disse amps... Provavelmente não saberemos tão facilmente que falantes eles usam.

Hitman
ate me lembro de ter visto uma baixista (nao lembro nomes pois faz tempo) que gravou algumas coisas com um dual recto...

Lemmy usa desses. Se não me engano o Rodrigo Gaspareto (Tequila Baby) usa um Orange de guitarra, Mas carece de fontes seguras.

Richard1964
Membro Novato
# mar/15
· votar


ligue o baixo e diminua o bass, middle, treble, ganho e volume,
não use pedal, e nem ligue o drive.
caso ao contrario pode romper o cone do auto falante.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Ismah
Não há problema algum usar amp (cabeçote) de guitarra para baixo (embora o enrrolamento dos trafos de amps de baixo sejam maiores). Mas as caixas ( e os respectivos alto-falantes), tem que ser de baixo...
Abç

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Me corrige se estou errado, mas até fim da década de 70, pra começo de 80 (período do boom de efeitos digitais), não havia separação entre os amps de guitarra e baixo... Porque vejo apenas amps nas propagandas da época, e alguns com duas estradas, geralmente uma para graves, outra agudos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Ismah
Havia sim... A Ampeg, a Acoustic, a Kustom, a Fender, a Vox e a Marshall e outras sempre tiveram suas linhas específicas para baixo, com modificações no circuito de entrada (pré), nos trafos e nas caixas.
O fato de haverem várias entradas não quer dizer nada.
Abç

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não fui claro, a bebida ainda estava na mente rsrs

Quis dizer que se usava amp A, basicamente para ambos. Mudavam poucas coisas, como vc mencionou

modificações no circuito de entrada (pré), nos trafos e nas caixas

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


https://soundcloud.com/lisciel/baixo-gravado-no-mesaboogie

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/15
· votar


Ismah
Claro. Mas essas mudanças fazem toda a diferença...
O fato de vc gravar um baixo com amp de guitarra (ainda mais um Mesa...) não significa nada.
A questão é usá-lo "na estrada"... Assim, só com caixa para baixo.
Abç

MateusJMDG
Membro Novato
# jul/21
· votar


Ressuscitando esse tópico pra não criar um novo.
Pelo que li aqui, o problema de ligar o baixo no amp de guitarra é em questão ao falante certo?

Mas se eu só usar o circuito do amplificador e não o falante, usando só a saída pra fones, eu posso tocar mais tranquilo sem ter que deixar baixinho? Ou tem que maneirar também pra não estragar o circuito?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/21
· votar


MateusJMDG
Não é apenas nos AF's, embora esse seja o problema principal, mas também nos circuitos de pré amplificação, que são projetados para reproduzir determinadas frequências específicas. Ademais, a resposta de frequencias sonoras mais "baixas", depende dos transsformadores.
Abç

MateusJMDG
Membro Novato
# jul/21
· votar


Mauricio Luiz Bertola Grande Bertola, muito obrigado por responder!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Oque acontece se tocar baixo num amplificador de guitarra?