Iniciando uma banda

    Autor Mensagem
    rodrigogalli
    Veterano
    # mai/09


    Gostaria de dicas para quem esta iniciando uma banda.

    Dentre os maiores problemas que eu vejo pela frente é a sincronização com os outros integrantes.

    A minha idéia é formar uma banda com montagem e construção musical complexa, mas com apuração instrumental simples.

    Então o meu maior problema não é o treino para aprofundar meus conhecimentos nos intrumentos, mas sim técnicas para poder sincronizar a banda.

    zoso
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    rodrigogalli

    Cara vocês tem que ensaiar muito, veja aonde cada integrante tem dificuldade e trabalhe em cima disso até fazer do jeito certo.

    estúpido
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cada integrante tem que ter a música na cabeça e saber toar no tp certo, ensaiem muito depois que conseguirem a 1º o resto vai ser mais facil

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    rodrigogalli
    Então o meu maior problema não é o treino para aprofundar meus conhecimentos nos intrumentos, mas sim técnicas para poder sincronizar a banda.

    Só tem como fazer sincromismo de qualquer coisa, se esta"coisa" existir. Então primeiro voce tem que formar a banda, e depois ajustar as peças. Fora disso é impossível. Uma banda é formada por individuos com opiniões diferentes e etc... Como ajusta-las sem que estas estejam juntas? Impossivel.

    Um abraço

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    rodrigogalli
    Acho que cada um deve treinar as músicas no andamento correto. Na hora do ensaio, tem que rolar uma percepção musical mínima dos integrantes para que eles se enquadrem no andamento. E geralmente é a bateria que dá o andamento a ser seguido por toda a banda - obviamente, este andamento deve ser razoável.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tenho banda há mais de 3 anos, e aprendi muita coisa nesse tempo. Exemplo:

    1 - Entrosamento é mágica. Toda banda normalmente é ruim no começo. Não tem sincronia, os músicos tocam inseguros, sempre alguém erra em alguma música. Mas com bastante ensaio, um belo dia vocês percebem que não erram mais, todo mundo sabe a hora de acabar uma música, e até nos improvisos a banda se entende. Isso é tão gradativo, tão lento, que é quase imperceptível, mas acontece. Apenas tenha paciência.

    2 - Amizade é importante, mas fique atento à realidade: se os integrantes da banda não combinam musicalmente, a formação tá errada e ponto. Não insista em tocar com pessoas erradas pela amizade ou algo do tipo, a não ser que o objetivo da banda seja tocar só na garagem e em aniversário de parente. O melhor baixista que já tocou em minha banda (no caso, o atual) é um desconhecido que achamos na Internet. Claro que hoje em dia ele já é um grande amigo. Já passaram grandes amigos meus por minha banda, mas simplesmente não deram certo.

    3 - Gravar ensaios ou apresentações e ouvir depois é fundamental. Frequentemente nós gravamos nosso ensaio (audio e/ou vídeo) e depois vemos juntos. Na maioria das vezes que estamos tocando, não estamos muito atentos ao que está acontecendo ao nosso redor além de nosso próprio instrumento. Asistindo a gravação nos dá a dimensão geral do que estava acontecendo enquanto a banda tocava. A autocrítica é importante nesse ponto, e criticar (com bom senso) os outros integrantes da banda também é importantíssimo.


    Escrevi meio com pressa... se eu lembrar de mais coisa eu posto aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciando uma banda