Sax Alto - duvidas.

Autor Mensagem
Luiz Almeida
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Muito obrigado, eu esqueci de falar para ele mudar depois para uma mais grossa. Eu prefiro a 2 1/2.
Mas para treino e iniciante, 5 palhetas acho que é pouco ainda, não sei se me entendeu????

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Luiz Almeida
Muito obrigado, eu esqueci de falar para ele mudar depois para uma mais grossa. Eu prefiro a 2 1/2.

2,5 e 3 são as melhores pra mim tb, mas abaixo de 2 é muito ruim de controlar nos registros mais graves e agudos, embora sejam mais fáceis de se aprender com elas.

5 Palhetas? Cara eu recomendo comprar logo uma caixa, as Rico Royal são bem baratas, Vandoren custam mais, mas são melhores e ao menos comigo, eram mais duráveis. É engraçado isso, no começo eu gastava 1 caixa de palheta em 6 meses, depois de algum tempo tocando, passei anos sem ter que comprar palheta nova, ainda hoje tem 3 palhetas na ultima caixa que compre, 13 anos atrás. Que foi a ultima que comprei antes de parar com o Sax.

Luiz Almeida
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Já cheguei a tocar com a n° 4, mas não recomendo, 2 1/2 é a melhora para clarineta, na minha opinião.
Tenho uma plástica, mas a sonoridade fica meio que "falsa", não sei explicar.
Quando estava aprendendo era uma palheta por semana, hoje dura bastante tempo. O que complica é que sou meio "desajeitado" e sempre estrago a ponta da palheta.
Acho que as Rico Royal são as melhores custo/benefício, não gostei muito das Vandoren.
E já que você toca sax, conhece as boquilhas Ton Krisley (não sei se é assim que se escreve)??? Eu conheço o dono da fábrica que é aqui da cidade.

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Luiz Almeida
E já que você toca sax, conhece as boquilhas Ton Krisley (não sei se é assim que se escreve)??? Eu conheço o dono da fábrica que é aqui da cidade.

Não, até pq estou afastado do instrumento desde 1997, de lá pra cá raramente toco, mas Vandoren, ao menos pra sax é uma das melhores palhetas que tem, e são muito mais duráveis que as Rico Royal (até pq vem em estogio plastico individual, diminuindo os riscos de acidentes).

Boquilhas eu tenho 3, uma Rico Royal Graphitonite B3 (abertura média tamanho 3), uma Conn Precision B5 (abertura média tamanho 5), e uma Rico Royal Metalite M7, que pra mim é a melhor, ela é igual uma Graphitonite, mas cinza, e o design interno dela simula o som de uma boquilha de metal, ela tem abertura tamanho 7 (não lembro se é média ou grande agora).

Desde que parei nunca mais procurei saber muita coisa do mundo do sax, então nem fiquei sabendo dessas Ton Krisley.

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


Luiz Almeida

como q eu vou saber se meu sax e, Eb?... na caixinha ta marcado, 21/2.... [i][/i] ...tem q esta 11/2?... essa sera a mas fina?....

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


e nosss
omo q eu vou saber se meu sax e, Eb?

Sax Contra-Baixo, Baritono, Alto, e SOpranino são em Eb.

Baixo, Tenor e Soprano em Bb.

Isso não varia.

Luiz Almeida
Veterano
# jul/09
· votar


e nosss

O nichendrix já explicou sobre o Eb....
Sax Contra-Baixo, Baritono, Alto, e Sopranino são em Eb.

na caixinha ta marcado, 21/2.... [i] ...tem q esta 11/2?... essa sera a mas fina?....[/i]

A mais fina é a 1 1/2.

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


Luiz Almeida
ja mesmo! mas mas uma vez obrigadao!!!......

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
valew mesmo a atençao!!!....

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


e nosss
de manda, qualquer duvida é só chamar.

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
blz pod deicha q vou chamar sim!, valew mesmo!!!....

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix olha ela ai!, a duvida!, para fazer as notas graves no sax, e so tirar o polegar da mao esquerda??.... para as agudas com o polegar apertado?.... vc toca sax?..... essa duvida apareseu agora de pos de eu fazer uma ganbiarra na minha boquilha, eu achei o boracu da boquilha muito grande, dai rezouvi colocar um teipo na parte onde a palheta fica precionada na boquilha fazendo um causo, dai comesou a sai as notas agudas cm o polegar apertado, e as graves, sem o polegar!, por isso queria saber se e asim mesmo!?. c vc tocar sax, queria saber tbm!, c vc nao conhese um metodo bem facio para q uma pessoa q nunca tocou sax posa aprender, tipo, leitura de uma partitura, dedilhado, essas coisas asim, para comesso mesmo, eu ainda to cm um pouco de dificuldade de memorizar as bolhinhas da partitura!, mas isso tbm era mas pq nao tava conseguindo fazer sair nem um som do sax!, tava ate meio dezanimado ja, mas dezisti nao nunca!... bom eu te agradeço muito pela sua paciencia!!!, as duvidas sao muitas!!!, eu nao consigo obter tudo oq preciso aqui ond moro para um otimo intendimento do intrumento e nostas e tudo mas.... valew mesmo!!!......

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


e nosss

Cara, cheguei agora em casa q como sua duvida vai demorar um pouco pra responder, eu vou deixar pra responder todas amanhã depois que voltar do trabalho,ok? Agora tenho q dormir se não não acordo na hora.

Mas antes que me pergunte, seu sax é alto, tenor, baritono, soprano?

Quais os saxofonistas do seu tipo de sax vc mais curte? E dos outros tipos?

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
meu sax e um alto!, eu nao tenho ainda nenhun saxofonista q eu goste pq eu to entrando nesse mundo de sax so agora!... mas ja vi no youtube q tem uns caras q tocam de um tudo no sax alto!, eu gosto d tudo q e tipo d misica menos aquelas muito lentas pq da sono!, espero te respondido sua pergunta!??....valew ai ate mas!.....

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


e nosss
vc toca sax?
Hoje em dia é raro eu tocar saxofone, comecei a tocar sax com 8 anos e toquei direto até +- os 16 pra 17 anos, depois de uns problemas de saúde me afastei do instrumento, desde então venho tocando praticamente só guitarra, mas pretendo voltar a praticar no sax a partir do ano que vem, que meu tempo estará mais livre.

para fazer as notas graves no sax, e so tirar o polegar da mao esquerda??.... para as agudas com o polegar apertado?

Cara, essa chave, o registro, ela faz a mudança entre graves e agudos, obvio não é só apertar a chave, vc tem que mudar a maneira de soprar também, já que as notas mais agudas exigem que vc bote mais pressão nos labios para controlar a vibração da palheta, enquanto as mais graves requerem uma boca mais frouxa, para que a nota saia afinada e sem "piado".

essa duvida apareseu agora de pos de eu fazer uma ganbiarra na minha boquilha, eu achei o boracu da boquilha muito grande, dai rezouvi colocar um teipo na parte onde a palheta fica precionada na boquilha fazendo um causo, dai comesou a sai as notas agudas cm o polegar apertado, e as graves, sem o polegar!, por isso queria saber se e asim mesmo!?

Cara, eu acho isso ruim, porque mais na frente vc vai ficar com esse vicio e vai ter dificuldade de tocar, além do que a afinação não vai ficar perfeita.

Se a abertura da boquilha está muito grande, significa que vc tem que comprar uma com abertura menor, a maioria dos saxofonistas prefirem aberturas maiores, porque permitem tanto uma maior vibração da palheta, quanto um timbre melhor, mas também exige mais do saxofonista para que ele tenha um melhor controle.

QUal o numero da sua boquilha, em geral tem escrito nela um numero ou uma letra e um numero, se o numero for maior eu recomendo você comprar uma de abertura menor, como as Rico Royal Graphitonite B3, que é a menor abertura dos modelos abertura média (o ideal para iniciantes).

c vc tocar sax, queria saber tbm!, c vc nao conhese um metodo bem facio para q uma pessoa q nunca tocou sax posa aprender, tipo, leitura de uma partitura, dedilhado, essas coisas asim, para comesso mesmo, eu ainda to cm um pouco de dificuldade de memorizar as bolhinhas da partitura! mas isso tbm era mas pq nao tava conseguindo fazer sair nem um som do sax!, tava ate meio dezanimado ja, mas dezisti nao nunca!

Cara, não tem muito pra onde ir, se quiser ir pra frente no instrumentos vai ter que ler partitura, sax não tem outra forma de notação, então se você não tira musicas de ouvido, vai ter que aprender lendo partitura. Eu recomendo que você faça as primeiras leitura sem o instrumento decore as notas da musica ou o exercício, e depois de decorado, vc fique treinando ler enquanto toca, isso melhora bastante seu aprendizado de leitura.

Bom, eu não conheço muitos metodos de saxofone em português, quando aprendi existiam muito poucos, em geral a gente tinha que aprender usando metodos italianos, espanhou, franceses ou americanos o que quase sempre levava a um professor, já que pelo menos pra mim era complicado estudar um metodo em outra lingua aos 8 anos, então o professor explicava tudo e eu só precisava ler as partituras dos metodos.

Mas dando uma busca rápida na Freenote (www.freenote.com.br), que é a maior livraria especializada em musica do Brasi (eles vendem pela internet), eu achei esses aqui:

http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=38376113257147 HD86

http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=37516185654322 P98D

http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=38225192211LOK 4WSJ

http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=39748152803BCG 9ZN1

http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=38628194611COJ 5ZZ5

http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=3831712402048V 3J4Q

http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=390511800524HK DIJJ

Desse metodos o unico que eu conheço é o Klose, que eu usei muito no começo, mas na época não tinha a vantagem de ter uma edição em português, a cópia que eu tenho é toda em espanhol e francês. Enfim, hoje em dia é muito mais fácil aprender um instrumento de forma auto-didata.

eu nao tenho ainda nenhun saxofonista q eu goste pq eu to entrando nesse mundo de sax so agora!... mas ja vi no youtube q tem uns caras q tocam de um tudo no sax alto!, eu gosto d tudo q e tipo d misica menos aquelas muito lentas pq da sono!, espero te respondido sua pergunta!??

Caralho, um saxofonista que não conhece saxofonistas??

Cara está na hora de partir atrás, eu recomendo começar pela santissima trindade do saxofone, Charlie Parker, Sony Stitt e Cannonball Adderley, são considerados os 3 melhores de todos os tempos no sax alto. Depois deles, vc pode pegar o Voctor Assis Brasil, esse é bem dificil de achar material pra ouvir hoje em dia, mas é um saxofonista brasileiro que era considerado um dos poucos caras que um dia poderia ter sido melhor que Charlie Parker e John Coltrane, ele era genial, mas morreu muito cedo, tem um que eu gosto muito que é o Sadao Watanabe, que é um japonês que toca de tudo, desde jazz tradicional, à pop e MPB. Outros grandes nomes do Sax Alto são Grover Washington Jr., Paul Desmond e Ornette Coleman, todos os 3 são muito fodas tocando, a fase do Paul Desmond Trio nos anos 60 com o Barney Kessel nas guitarras é simplesmente do outro mundo e o Ornette Coleman é um dos criadores do Free Jazz, o cara é piração tocal, Já p Grover Washington Jr é um dos pais do Smooth Jazz, que é um estilo mais puxado pro pop, pro Rythm and Blues e pro Soul.

Fora do sax alto, tem o Stan Getz, o Brandford Massalis (que é um dos saxofonistas mais completos de todos os tempos), o Lester Young, John Coltrane, Michael Brecker todos tocando Tenor, o Colleman Hawkins tocando um Dó Melódico, o Gerry Mulligan tocando Baritono.

Mas enfim, nenhum deles realmente se compara com o Charlie Parker, o cara ganhou apelidos como Bird ou Yardbird não foi a toa, é o maior saxofonista de todos os tempos, e todos os que vieram depois dele partiram do legado dele, mesmo saxofonistas como o John Coltrane que era a genialidade em pessoa, só conseguiu ir longe porque partiu de onde o Parker parou quando morreu. Mas de qualquer forma Charlie Parker está pro saxofone como Jimi Hendrix está pra guitarra, o cara que veio e mudou tudo que existia antes e apontou pra onde todos iriam navegar depois.

Luiz Almeida
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Por favor, não deixe de ler e responder as outras dúvidas do rapaz.
Aliás, ele não está no Brasil.

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Luiz Almeida

Bom, se ele não é daqui, tem que ver que lingua ele fala, eu recomendaria pegar os metodos americanos, são de longe os melhores pra sax (junto com alguns italianos), afinal o sax é um dos instrumentos mais prolificos de jazz, e mesmo os metodos americanos mais basicos são bons para iniciantes.

Assim que tiver tempo, eu vou lendo os posts dele pra trás e vou respondendo, semana q vem eu vou ter que fazer uma viagem, aí tenho que adiantar as coisas no trabalho, se não minha chefe me capa quando eu voltar... heheheheheheheh

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
bom, so queria te agradeser mesmo!, ah vc disse q conhese um tau d,Sadao Watanabe?, legal!, se ele e japones fica mas facio pra min entao!, ja q ele toca d tudo?. pos eu moro aqui no japao!,ah so fazendo uma observaçao!, como te falei eu to entrando no mundo do sax so agora esse so agora,tem so um a dois meses, nem q ei quizese nesse curto tempo eu ia ter como saber de tanto saxofonista asim como vc conhese!, pos se vc acha q nao tem tempo, imagina pros bras q estao aqui, eu saio as 8:oo, so chego em casa as 22:00, tem vez q mas sedo!, nao tenho animo o sificiente para tocar sax, mesmo pq aqui depos das nove da noite, se fazer barulho, aqui no hora vem policia pra falar pra nao fazer, c eu fose te falar as 1.001 coisa q aqui fica bem mas dificio pra uma bras q qr tocar sex eu ficaria aqui digitando uns 6 anos pra mas!?,nao e atoa q estou aqui asim como outros atras d uma ajuda d quem teja afim d ajudar e claro.... bom, muito obrigado mesmo por toda a pasiencia!.e do (LUIZ ALMEIDA) q tbm foi muiticimo gente boa me respondendo algumas coisas!... valew mesmo.... quem sabe daqui algun tempo nao vai ser eu q vou esta dando uma ajuda a vcs!... abraço tchau!......

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
QUal o numero da sua boquilha, em geral tem escrito nela um numero ou uma letra e um numero,.......

esquesi!,esse sax q conprei na boquilha e na palheta nao vei nada escrito!, por isso nao tenho como saber algun numero......

Luiz Almeida
Veterano
# jul/09
· votar


e nosss

Higiene na boquilha, e palheta nunca compartilhe....

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


e nosss
bom, so queria te agradeser mesmo!, ah vc disse q conhese um tau d,Sadao Watanabe?

Sim o Sadao Watanabe é um dos melhores saxofonistas do mundo e é japonês.

legal!, se ele e japones fica mas facio pra min entao!, ja q ele toca d tudo?. pos eu moro aqui no japao!

Como disse, ele é japonês, mas eu não me preocuparia com a dificuldade de achar alguma coisa dele aí, já que hoje os melhores selos de Jazz do mundo estão no Japão, as obras de Grandes Mestres como Charlie Parker, John Coltrane, Connonbal Aderley e até do Victor Assis Brasil entre outros, foi remasterizada e reeditada por selos japoneses, e é mais fácil achar cds dele no Japão do que no resto do mundo. Agora como tudo aí, é muito caro.

EU sei mais ou menos como são as coisas aí, meu tio é casado com uma Japonesa, morou 6 anos aí entre mestrado, doutorado e pós-doutorado, tenho 3 primos nascidos aí. Tenho outro primo que ganhou bolsa do governo japonês pra estudar aí, e eu pretendo concorrer a mesma bolsa ano que vem.

Como eu disse, uma busca rápida da Amazon e você acha os melhores metodos de saxofone americanos (se você for bom em inglês), eu realmente estou sem tempo, porque também estou nessa de sair 7 da manhã e só voltar 8 da noite e depois ajudar a minha namorada a ajeitar a casa nova dela, então tem dia que eu chego aqui já bem tarde e caindo de sono.

Praticamente tenho respondido do trabalho ou antes de sair pra cá.

esquesi!,esse sax q conprei na boquilha e na palheta nao vei nada escrito!, por isso nao tenho como saber algun numero......

Cara, boquilha e palheta que vem no saxofone em geral são muito ruins, eu recomendo você procurar uma boquilha boa e umas palhetas novas, uma Rico Royal com abertura B3, e palhetas ou Rico Royal ou Vandoren nº 1 1/2 ou 2 que são as mais legais e duraveis, qualquer loja de instrumentos tem, já que desde que o mundo é mundo essas são as principais marcas de palheta.

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


Luiz Almeida
sim conserteza!, alias desse sabado agora nao passa eu to indo em uma loja da yamaha q tem aqui pertinho de casa conpra as palhetas e uma boquilha!, abraçao ai luiz ate mas!, valew!...

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
pos e mano aqui no japao eu moro a 13 anos diretos!, sem ir ao bras!, estudei aqui hj em dia trabalho em fabrica de pintura!,espero q c vc conseguir vim para k vc nao trabalhe em fabria como muitos q estao aqui, pq aqui tem d tudo q e tipo de gente ralando, des d medicos formados ah professores, adivogados, aqui nao tem dessa de ser o tal o inteligente,c vc so sabe mais o menos das coisas por aqui, pos saiba q agora estao muito mas muito dificio mesmo!.... bom, mudando d assunto mas uma vez ai muito abrigado!, estou indo comprar as palhetas e uma boquilha, so mas uma coisa essa medida vem descrito na caixa?....

has4
Veterano
# jul/09 · Editado por: has4
· votar


Sobre aprender a ler partituras (algumas dicas):


ola gostaria muito q alguem me ajudase!, como eu posso fazer para aprender a ler partura do saxofone alto?. sou iniciante!,des d ja agradeço a atençao!......
e nosss


Se você não sabe nada, melhor procurar um professor.
Se não tiver condições, comece com o método "Bona", mas vai precisar de uma ajudinha.

Luiz Almeida
Infelizmente eu não conheço outro modo de aprendizado, por isso que eu falei que mesmo com o "Bona" você precisaria de uma "ajudinha".
Luiz Almeida

FAMILIARIZANDO-SE COM PARTITURAS

Bom, para iniciar mesmo, eu sugiro que consigam PARTITURAS MUSICAIS das MELODIAS de músicas por você conhecidas, e também, a mesma música baixada na internet para ser ouvida... assim, você vai observando as músicas (BOLINHAS ou CABEÇA DE NOTAS) que estão na partitura, relacionando-as àquela música ouvida...

Com isto, você observará que as bolinhas sobem ou descem, sobre as linhas (5 linhas) e sobre os espaços (4 espaços), isto, é quando a bolinhas sobem = a altura da nota ou som subiu... quando as bolinhas descem = a altura da nota ou som desceu... você então terá primeiramente esta noção (a partir da melodia q vc está ouvindo e lendo na partitura). Por exemplo: (note q as bolinhas sobem ou descem, fazendo a melodia):
http://leikons.files.wordpress.com/2008/06/parabens_do.png

Outro exemplo de música conhecida:
http://1.bp.blogspot.com/_20S00BjgqaE/R1CLazQHEhI/AAAAAAAAAMM/eSO7g6r3 3Q0/s1600-R/Primeira%2Bpartitura%2Bcom%2Bletra.jpg

Depois, você terá de observar o seguinte: existem figurinhas de SOM e de SILÊNCIO (música = som + silêncio), cada figura representa um tempo que durará cada som ou silêncio.

ASSIM, ao menos, você vai se familiarizando com uma PARTITURA

DEPOIS, você vai estudar sobre cada NOTAÇÃO (as figuras desenhadas que são usadas para escrever música: Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, Semicolcheia)... e cada uma dessas representa, digamos, um tempo em que deverá a nota ser soada... por exemplo, http://aulete.uol.com.br/ilustracoes/FIGURA.jpg

http://www.adorando.com.br/comunidade/img/quadrofig.jpg


PROFESSOR (é bom sim! ProfessorA é muito melhor ainda;) Então, busque ajuda de quem sabe realmente e possa lhe ajudar indicando livros, métodos e outros... além de pessoalmente tirar suas dúvidas e mostrar como tudo funciona na prática.

COMPARO este estudo de partituras à aprender idiomas... você deve ouvir bastante para acostumar os ouvidos... assim como, vc deve ler bastante para acostumar os olhos (a leitura rápida e precisa dos nomes das notas e suas respectivas divisões), então, ler partituras = (acompanhar vendo e observando) para acostumar-se com aqueles 'rabiscos' até entender que cada coisa tem um valor e significado, afinal é uma escrita que expressa o som e o tempo em que este som deverá soar... seja som ou silêncio, tudo será contado ao longo da canção.



NÃO SE PREOCUPE ainda em executar o INSTRUMENTO ainda, apenas PRATIQUE a LEITURA... mais adiante um pouco, aí sim, você começará a praticar direto com o instrumento, no caso do colega aí, o Saxofone.

NADA É TÃO FÁCIL principalmente se não houver dedicação! Instrumentos melódicos são um pouco mais fáceis, pois soam apenas uma única nota por vez e você verá apenas uma linha 'daquelas bolinhas pretas e brancas descendo ou subindo', já as partituras para instrumentos harmônicos (que soam mais de um som/nota ao mesmo tempo = como por exemplo, violão, teclado, etc) você verá várias bolinhas na vertical, subindo e descendo juntas... o que será mais complicado (vejam este exemplo de escrita de hamonia na partitura: ); então, inicie com partituras p/ instrumento melódicos (ou seja, que tocam uma única nota ou som de uma única vez Ex.: flauta, sax, clarineta, etc).


PARA O MÚSICO que já toca de ouvido, tudo fica bem mais simples... agora, não pode ser preguiçoso, nada cai do céu na cabeça (ops... quase nada, já caiu de um prédio, até mulher na cabeça de um cara, aqui no Brasil rsrsrs).

Enfim, estude bastante, dedicando-se... com o tempo, estará acostumado e entendendo bastante de todos aqueles rabiscos... depois, estará dominando simples divisões e futuramente as mais complexas. Lembre-se que, todo aprendizado são fases a serem vencidas!


Aqui, uma partitura apenas da melodia da música Imagine (John Lennon), mas bem simplificada (para se ter uma idéia):
http://musicameruelo.files.wordpress.com/2008/09/imagine1.jpg

Aqui, também a melodia, mas, mais original possível:
http://www.cifraclub.com.br/contrib/partituras/john-lennon-imagine-f acil.jpg

Já aqui, uma partitura apenas da harmonia da mesma música Imagine (tb simplificada - observe que, há notas sobre notas, isto quer dizer que, mais de uma nota deverá ser executada juntas, formando assim a harmonia):
http://www.petethomas.co.uk/pic-jazz/image907.gif

Vc percebeu que ler harmonia é mais complicado do que ler apenas a melodia, né? Então inicie por partituras com melodias, e depois, num futuro, quando já dominar a leitura, aprofunde-se mesclando harmonia e melodia!

Aqui, um trecho da harmonia de imanine, numa única partitura para piano (neste caso, usando mão esquerda e mão direita - bastante complexo para iniciante - só clave de Fá, neste exemplo):
http://www.tradebit.com/usr/sheet-music/pub/9002/beat.JPG

Agora, imagine mesclar harmonia e melodia, ao mesmo tempo! Entendeu como se torna mais complexo?


Bom, PROGRAMAS como o CAKEWALK, Guitar Pro, Finale, etc, podem lhe dar uma noção bem legal, vc baixa eles e abre nele, músicas no formato MIDI, este formato lhe propicia ver em STAFF (em partituras) e enquanto toca a música vc vai acompanhando o cursor que surge sobre as escritas da partitura, por exemplo, da melódica da música e vai observando e tendo uma noção... é uma janela que, enquanto toca a música a partitura vai passando sobre cada nota musical ou sobre a cabeça de nota na pentagrama (cinco linhas ou quatro espaços da partitura), e soa o som e fica numa cor de destaque, e assim você vai acompanhando nota a nota da melodia e vendo como é escrita. Ah... e vc ainda pode imprimir a partitura só da melodia... Legal, né?


MÚSICOS de ESTÚDIO podem lhe ajudar a baixar os programas free no seu computador, e também músicas no formato MIDI, que vc acha aos montes por aí!

Enfim, são recursos que existem hoje e facilitam o aprendizado da leitura de partituras, através dos programas específicos e da observação da melodia e a escrita. Programas fáceis de serem encontrados, baixados e manuseados! Muitos não tinham tais recursos atualmente existentes, o que se tornava mais difícil... o que hoje tem faltado em muito de nós, é, saber aproveitar todas estas oportunidades e, principalmente, dedicarmos, até sem sairmos de casa, o que já dá um bom empurrão para o pretendido aprendizado! Procure na net, há vários sites e links sobre o assunto, por exemplo (clique duas vezes no link a seguir para abrir a página do site sugerido):

http://teoriadamusica.blogspot.com/2007/10/10-melodia-e-ritmo.html


CURIOSIDADE:
É possível escrever em partituras peças que pensamos que não podem ser escritas, por exemplo:

Partitura com Tablatura:
http://img154.exs.cx/img154/5305/beatit12xj.jpg [página 1]
http://img207.exs.cx/img207/8070/beatit23wz.jpg [página 2]

Aqui, ouça o solo de guitarra puro, sem harmonia, com o próprio EDDIE executando 'beat it', de MJ:
http://www.youtube.com/watch?v=58v0v7tMESw

Curiosidade à parte - Talvez tenha sido a única vez em que ambos artistas tocaram juntos e ao vivo:

http://www.youtube.com/watch?v=Jy8caNoee7Y&feature=related


Boa Sorte!

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


e nosss
so mas uma coisa essa medida vem descrito na caixa?....

Vem sim, em geral tanto na frente quanto na lateral.

c vc so sabe mais o menos das coisas por aqui, pos saiba q agora estao muito mas muito dificio mesmo!

Cara, eu não vou aí pra trabalhar, eu iria fazer pós-graduação, mas um dos termos da bolsa de pós do governo daí é justamente que eles pagam a gente pra estudar e não tentar arrumar um emprego, da mesma forma que eles pagam as passagens de ida e volta para não ter o risco da gente ficar tentado a ficar no final da pós... hehehehehehhe

Luiz Almeida
Veterano
# jul/09
· votar


has4

Esse é realmente o cara..... pena que nem sempre esteja por aqui....
Agradeço em nome dos que se beneficiarão com as suas dicas.
Obrigado.

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


has4 ola, muito obrigado! pelas dicas!.....

e nosss
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrixnem sei dizer se e bom ou ruim o fato de vir aqui so para estudar!?.... bom mas falando da boquilha e das palhetas, hj eu sai do tranpo mas sedo, e fui ate a loja a unica q tem aqui no sentro da cidade! da yamaha, nao tinha o tamanho q vc me recomendo de palheta, nao tinha nem uma boquilha esposta ali para venda!, tinha q fazer emcomenda, ai no brasil e asim tbm nas lojas de sax???.... eu tinha ido ate la na mo fe q ia ter, mas dei cm burro nagau!, agora eu acho q so vou encontra polo leilao japones, ah as boquilhas q tinha la vinha separado da presilha isso e asim mesmo?... a boquilha no dinheiro ai do bras custava mais o menos uns 300,00 reas so ela, a presilha era mas coro um pouco!!, ai no brasil e tao caro asim tbm?... eu acho q era de ouro!??. vai saber ne....pos entao minha busca foi in vao na primeira tentativa!, e por isso q te falo q por aqui nao e facio!, ate pra conprar uma coisas dessas tem q rala paks... mas valew ai!!!, te mas.......

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


e nosss

Vc entende Inglês?

Se entender procura na Amazon alguns desses metodos:

ART OF SAXOPHONE PLAYING - LARRY TEAL

BASIC JAZZ CONCEPTION FOR THE SAXOPHONE - Vol. 1 - Lennie Niehaus

BASIC JAZZ CONCEPTION FOR THE SAXOPHONE - Vol. 2 - Lennie Niehaus

BERKLEE PRACTICE METHOD: ALTO AND BARITONE SAX

Complete Saxophone Player: Book 1 - Raphael Ravenscroft
Complete Saxophone Player: Book 2 - Raphael Ravenscroft
Complete Saxophone Player: Book 3 - Raphael Ravenscroft
Complete Saxophone Player: Book 4 - Raphael Ravenscroft


Todos esses metodos são para quem está começando e são bem didaticos, eu recomendo comprar primeiro o do Ravenscroft ou o da Berklee (que é a melhor escola do mundo pra se estudar saxofone). Daí vc vai desenvolvendo a medida da sua necessidade.

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


e nosss
ai no brasil e asim tbm nas lojas de sax???

Cara, não é não, em geral tem produto sobrando pra tu testar, mas eu recomendo que vc tente loja de internet, muitas das lojas americanas vendem praí, e até onde eu saiba existem muitas lojas japonesas também. Acho muito mais fácil vc achar as coisas em uma loja multimarcas do que em uma loja específica de uma marca.

ah as boquilhas q tinha la vinha separado da presilha isso e asim mesmo?

É sim, boquilha e presilha são vendidas separadamente, pq tem gente que gosta de presilha de plastico, outros de metal, uns gostam de presilha de arruelas tipo parafusos outros gostam das que é só virar o prendedor pro lado que encaixa e prende. Enfim por isso é vendido separado.

a boquilha no dinheiro ai do bras custava mais o menos uns 300,00 reas so ela

Cara, até tem boquilha desse preço, mas em geral são as tops de linha, como as Vandoren top, mas isso é boquilha pra quem toca instrumento profissional de alta qualidade, quem toca com um Conn, Selmer ou Yamaha top de linha, boquilha "normais" pra quem toca instrumentos abaixo de 3-5mil dolares custa na base dos 60 a 100 reais... hehehehehe.

a presilha era mas coro um pouco!!, ai no brasil e tao caro asim tbm?

Normalmente não, as presilhas mais basicas aqui custam a partir de 20 reais. Existem presilhas caras, mas em geral são as mais sofisticadas.

nichendrixnem sei dizer se e bom ou ruim o fato de vir aqui so para estudar!?

Cara, é bom sim, o salário da bolsa é pouco, +- 1500 dolares, mas como não paga aluguel pq eu moraria na faculdade, dá pra levar. E aí tem alguns das escolas de gestão mais fodas do mundo e passando na prova eu posso escolher pra qual eu vou.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sax Alto - duvidas.